MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE MICROCOMPUTADORES

Para muitos a eletrônica de um computador parece algo não só inacessível como perigoso, De fato, muitos filmes (feitos em épocas em que os computadores eram um sonho e por pessoas que não pensavem que as coisas poderiam ser mais simples) mostravam que o apertar de uma tecla errada provocava faíscas, explosões e chacoalhos de derrubar os poderosos heróis como o Almirante Nelson de Viagem ao Fundo do Mar ou de ameaçar a integridade das orelhas so sisudo Dr. Spock de Jornada nas estrelas.

Na verdade, os computadores atuais são máquinas pacíficas, muito menos perigosas do que um televisor comum, que normalmente, sem transformadores em suas fontes, apresentam tensões capazes de matar.

Um computador não tem em seus pontos principais tensões maiores que 5 ou 12 V e é totalmente isolado da rede de energia pelo transformador de sua fonte. Isto significa que o máximo que pode ocorrer em caso de um curto-circuito é a queima de componentes e em caso de toque, eventualmente um corte num dedo, se pegarmos alguma quina pontiaguda de componente ou de uma peça metálica de fixação. Depois da fonte (excetuando o monitor) é impossível encontrar um ponto de seu computador capaz de dar qualquer tipo de choque!

Então meu amigo(a), vamos lá arregasse as mangas e mãos a obra, a manutenção de um computador apesar de parecer complicada ela é muito simples e prátrica.